Kerry Blue Terrier                                                              Voltar ao PetShare





A lenda conta que o Kerry Blue Terrier tem sua origem em um cão azul que, depois do barco no qual viajava afundou, foi nadando até a costa de Kerry, na Irlanda, se tornando o único sobrevivente do naufrágio. A pelagem azul desse cão fascinou tanto as pessoas que viviam na região que eles o cruzaram com várias fêmeas de Wheaten Terrier, criando assim os ancestrais do atual Kerry Blue Terrier.



Origem

Acredita-se que o Kerry Blue Terrier tem sua origem no condado montanhoso de Kerry, no sudoeste da Irlanda. Originalmente esse cão era usado nas fazendas para caçar roedores e pequenas presas, além de também ser usado em alguns casos para guardar os rebanhos. Depois de alguns anos eles chegaram até a serem utilizados por certo período como cães policiais.

Seu nome é uma combinação da região onde teve origem – Kerry – e a cor azul característica de sua pelagem. Originalmente eles foram usados para encontrar e recuperar objetos ou presas em pequenos jogos através dos campos, lagos e até mesmo riachos britânicos. Kerry Blue Terriers serviram como incansáveis cães de trabalho por séculos, pastoreando o gado e as ovelhas, mas eventualmente eles alcançaram as grandes mostras de cães inglesas e o criadores perceberam o grande potencial que um Kerry Blue Terrier tosado teria nesses eventos.



Comportamento

Como todos os Terriers, o Kerry Blue Terrier é impetuoso, valente, vivaz, independente e sempre pronto para tudo que vier. Por tudo isso, eles sabem exatamente como manipular seus donos para conseguirem o que eles querem. Com as crianças essa raça é amável e protetora. Por seu caráter teimoso, eles não costumam se dar muito bem com outros cães ou outros animais.

Essa raça forma laços muito próximos com os membros de sua família. De fato, eles podem às vezes até seguir seus donos ao redor da casa para demonstrar seu amor, afeição e senso de lealdade. Pastores e guardiões por natureza, eles são soberbos cães de guarda.

O Kerry Blue Terrier é um cão gentil, doce e maravilhoso com as crianças, mas não se esqueça que eles também são cabeça dura. Por isso, é necessário que recebam um treinamento consistente e positivo, para não mencionar grandes quantias de atenção, carinho e proximidade com sua família para apoiar suas boas atitudes.



Aspecto

O Kerry Blue Irlandês tem um dorso curto e uma cabeça alongada, bem proporcional ao seu corpo. As orelhas são pequenas em forma de “V”. Suas sobrancelhas são espessas e sua barba e bigode são bastante longos, precisando ser tosados para evitar o acumulo de comida ali. Seu pelo é suave, espesso e ondulado. A cor azul acinzentado é bastante uniforme por todo seu corpo e no cão adulto pode ser qualquer tonalidade de azul acinzentado, desde um tom de ardósia profundo até azul claro acinzentado.

Kerry Blue Terriers possuem um contorno musculoso, resistente e de tamanho médio, coberto com uma pelagem suave, grossa e encaracolada que pode ter algumas manchas pretas. Seus olhos são escuros, que combinam e se destacam com sua barba e bigode bem aparados. Seu pescoço é longo, as costas curtas, e a cauda tem um tamanho médio, sendo carregada alta. No geral, o Kerry Blue Terrier tem uma aparência balanceada e cheia de caráter.



Cuidados específicos

O Kerry Blue Terrier se adapta perfeitamente bem à vida dentro de um apartamento na cidade, apesar de que o ideal para essa raça seria ter um jardim ou quintal para que possam passear e se exercitar todos os dias. É recomendado que seu pelo seja escovado pelo menos uma vez por semana para evitar nós e que alguma coisa fique enroscada neles.

Essa raça requer certa quantia de embelezamento para que possa estar no auge de sua aparência. A pelagem de cães da raça Kerry Blue Terrier precisa ser desembaraçada com frequência, pois ela é densa, ondulada e possui um efeito parecido com o do velcro com galhos, grama e rebarbas em geral, prendendo quase tudo em que encoste. Por isso eles precisam de uma tosa profissional regular para manter o pelo curto, sem materiais estranhos e evitando que essas coisas se enrosquem demais neles.

A boa notícia é que eles não trocam muito de pelo, então não existe o problema de excesso de pelo espalhado pela casa. Apesar disso, não se esqueça que eles precisam de escovações semanais e banho, além de tosas ocasionais em sua barba – ela tende a ficar suja e acumular um pouco de comida durante as refeições.



Saúde

O cão da raça Terry Blue Terrier é um cão muito resistente e que vive por muitos anos. Apesar disso, foi detectado que ele é propenso à displasia de cotovelo e a vários problemas oculares como o entrópio ou a distiquíase.

Além disso, alguns exemplares dessa raça podem ter displasia coxo femoral, desordens no sistema imune e alergias, inclusive a pulgas.


História do Kerry Blue Terrier


Como os outros Terriers irlandeses, o Kerry Blue Terrier viveu na Irlanda por vários séculos. Por ter sido um cão utilizado como caçador de roedores e outras presas pequenas nas fazendas, existem poucos registros sobre essa raça antes do século XX.

O Kerry Blue Terrier participou pela primeira vez em uma exposição de cães em 1913 e depois disso ele se tornou um cão muito popular entre os patriotas irlandeses.

Em 1928 a raça se tornou popular em todo o mundo com sua reputação de ser um excepcional cão de trabalho e de companhia.


Características do Kerry Blue Terrier


O Kerry Blue é um cachorro ativo, alegre, teimoso, bem proporcionado e bem constituído, com um corpo bem desenvolvido e musculoso, características típicas dos cães do tipo Terrier.

Sua expressão deve ser alerta e severa e seu porte altivo, o que o dão uma aparência digna de cão de guarda, uma das funções que ele pode exercer.

A pelagem do Kerry Blue Terrier deve ser abundante e sempre em tons de azul acinzentado, podendo ter algumas manchas pretas ou marrons. A cabeça dos machos devem ser mais forte e musculosa do que a das fêmeas. A sua cauda deve ser bem colocada, fina e portada ereta de um jeito alegre.


 Voltar ao PetShare

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog