Border Terrier                                                                  Voltar ao PetShare






Durante séculos, os cães que se encaixavam na descrição do Border Terrier foram muito usados por pastores, caçadores e agricultores na fronteira da Inglaterra e da Escócia. Destes cães ancestrais, possivelmente, foi nomeado o Border Terrier (Border, em inglês, significa borda ou fronteira).

Origem

O Border Terrier originou-se entre a fronteira da Inglaterra e Escócia, onde os agricultores precisavam de um cão resistente, alto o suficiente para seguir os cavalos e, ao mesmo tempo, pequeno e ágil o bastante para correr atrás de raposas. O cão Border Terrier não só atendia a esses requisitos, como também tinha o pelo duro e resistente o suficiente para suportar a severidade e as intempéries de todos os tipos de climas severos.

Gravuras dos cães Border Terrier são conhecidas desde o século XVII, onde aparecem acompanhando cavalheiros em atividades de caça à raposa, ou no trato de animais criados nos campos, como aves e ovelhas. Mas ele não foi considerado um cão de caça até meados do século XIX, quando especialistas começaram a definir a história da raça.

Comportamento

O Border Terrier tem caráter muito bom, paciente, obstinado e impetuoso, mas extremamente sociável e muito bem adaptado à vida em família. Torna-se facilmente um companheiro muito leal, mas gosta de tomar suas próprias decisões, sendo sempre muito independente. É um cão de caça com forte instinto e perseguirá implacavelmente pequenos roedores ao seu alcance sem hesitar.

Aspectos

O Border Terrier é um cão robusto de pequeno porte, cabeça e focinho curtos (que lembram as feições de uma lontra). É alto, tem corpo estreito, costas fortes e pernas longas em relação ao seu tamanho. Tem orelhas pequenas em "v" caindo para frente, perto das bochechas, olhos escuros e intensos.

Pele grossa e coberta por pelagem, dura e densa, cauda espessa e disposta horizontalmente.

Cuidados específicos

A educação e adestramento do Border Terrier devem ser iniciados desde filhote. É importante conviver e estar em torno de pessoas e cães para não se tornar introvertido. Apesar de ter porte pequeno e adequar-se bem vivendo dentro de casa, tem suas origens no campo e gosta de longas caminhadas, precisando fazer exercícios diariamente.

Saúde

O Border Terrier é um cão saudável e muito resistente, embora em alguns casos possa sofrer de problemas cardíacos congênitos, atrofia progressiva da retina e displasia coxofemural.


História do Border Terrier


Quando cinólogos começaram a perceber a raça Border Terrier em meados do século XIX, havia muito tempo que este cão era considerado um elemento familiar nas áreas de Cumberland e Westmoreland, no norte da Inglaterra.

Gravuras dos cães Border Terrier, são conhecidas desde o século XVII, onde aparecem acompanhando cavalheiros em atividades de caça à raposa, ou no trato de animais criados nos campos como aves e ovelhas. Mas o Border Terrier não foi considerado um cão de caça até meados do século XIX, quando especialistas começaram a definir a historia da raça, inicialmente marcada apenas como um cão de trabalho nos campos das famílias do norte da Inglaterra.

Muito popular, o Border Terrier tornou-se o protagonista de histórias e lendas cujos autores desenharam um retrato da apologética. Anteriormente chamado Reedwater-terrier (rios terrier com palhetas) ou Coquetdale terrier (terrier belo vale pouco), o Border Terrier tem o seu nome atual (definido em meados de 1880) devido à sua região de origem na fronteira da Inglaterra.

Quanto aos seus antepassados, depois de muita discussão entre cinólogos, hoje afirma-se o parentesco com o Bedlington, o Dandie Dinmont Terrier Lakeland e com o Redesdale, um terrier branco extinto nos dias atuais.

Apreciado por algumas famílias de Northumberland, os cães Border Terriers logo no início do século participaram de várias exposições nos condados fronteiriços, e mais especificamente em Northumberland. Naquela época, os cinólogos, muito animados pela capacidade destes cães para o trabalho e preocupados com a concorrência que poderia fazer com as outras raças terrier, criaram o Northumberland Border-Terrier Club. Alguns anos antes do Kennel Club britânico, inscreveram-se os primeiros cães Border Terriers na categoria de obscuro e estranho (em 1913).

Em 1920, o Clube Northumberland Border Terrier tinha deixado de existir, ao mesmo tempo em que foi criado um outro clube, o Clube Beira Terrier. Este clube ainda existe e pode ser considerado como o clube verdadeiro da raça. Nesse mesmo ano, o Kennel Club reconheceu oficialmente a raça Border Terrier.


Características do Border Terrier


O Border Terrier é pequeno, do tamanho similar a um Pug. Apesar de seu tamanho, este cão é um corredor incansável. O comprimento de suas pernas é longo e pode facilmente seguir o galope de um cavalo por horas, o que é bastante incomum em um cachorro tão pequeno.

Inimigo hereditário da raposa e da lontra (cujo rosto curiosamente tem certa semelhança com o seu) e dono de uma mandíbula poderosa que lhe permite atacar em todas as circunstâncias, o Border Terrier não hesitará em perseguir e capturar sua presa.

Originalmente de um país de clima inóspito, o Border Terrier não se ressente e é acostumado ao trabalho nas situações climáticas mais extremas, pois sua pele muito grossa e pelagem dura e densa o protegem e o tornam insensível à chuva e a presa de animais. O Border Terrier tem muitas qualidades de resistência e impetuosidade ligadas a uma grande dose de paciência, certa teimosia e persistência em seus hábitos de caça.

O Border Terrier domina facilmente todos os tipos de campos, obedece e segue caçadores através das rochas e pântanos, sem nunca perder o controle. Por ser um excelente cão de caça, foi imortalizado em incontáveis histórias entusiasmantes.

Voltar ao PetShare

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog